Auditoria – onde surgiu, introdução

Leave a comment

May 15, 2013 by betobrachi

A Auditoria surgiu na época das Grandes Navegações pela necessidade de fazer cumprir normas a distância. A Contabilidade em si foi pela conferência de cálculos e dos demonstrativos contáveis.
A Auditoria presume uma relação de Accountability: pessoa principal delegando autoridade e poder para um agente com vistas a consecução de um objetivo pré-determinado.

Conflito no Accountability: nem sempre o agente vai agir conforme o combinado. Há a tentação de o agente agir em benefício próprio (Teoria ou Conflito de Agência).

A Teoria de Agência ocorre quando há incentos para que o Agente proceda de forma diversa da combinada (daí surgiu a necessidade de auditoria e da contabilidade). Melhorias no controle interno evita o conflito de agência (ou pelo menos minimiza).

Normas de Conduta dificulta que possa haver desvios de $. Ex.: banco.

Auditor é o agente independente que pode verificar se a prestação de contas e normas de condutaestão de acordo com o combinado. Para isso, ele precisa ser imparcial, independente, objetivo, ético…

A Auditoria das Demonstrações contábeis é a mãe das outras auditorias. Normas de auditoria para que o trabalho do auditor ganhe credibilidade. NBC PA e NBC TA para o auditor independente. As NBC P estabelecem preceitos de conduta para o exercício profissional enquanto que as NBC T estabelecem conceitos técnicos doutrinários de estrutura e procedimento a serem aplicados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: